sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, código 78015, localiza-se na Rua Heloísa Cintra nº 4, bairro Jardim de Alá, na cidade de Itagi no estado da Bahia. Criado pela Portaria nº 1254, processo nº 0009143-8/2005, publicado no Diário Oficial de 13 de fevereiro de 2003, a entidade mantenedora é o Governo Estadual. Autorizado a funcionar com o Ensino Médio a partir de 2006, pela Portaria nº 004/2006 – 13 de 16 de março de 2006, publicado no Diário Oficial de 18 e 19 de março de 2006. Desde sua inauguração oferece o Ensino Médio com duração de três anos, o qual se constitui etapa final da educação básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

O Colégio foi inaugurado e entregue a comunidade no dia 22 do mês de abril do ano de 2003. No início, muitas foram as dificuldades encontradas, como por exemplo, carência de recursos humanos e financeiros, localização em área de difícil acesso por se tratar de um bairro “novo”, com ruas sem calcamento, iluminação precária e existência de poucas residências, o que possibilitava um maior isolamento da instituição e, conseqüentemente, deixando-o mais vulnerável à marginalidade.

Após o início das aulas ocorreu uma mobilização dos alunos que fizeram passeata pelas ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a comunidade e as autoridades da época para os problemas enfrentados pela comunidade escolar. Buscando sanar essas dificuldades gestores e professores faziam doações e rifas para compra de materiais necessários ao bom funcionamento da escola.

A primeira diretora foi a professora Sonete Pereira Santos, atualmente vice-diretora da referida unidade escolar, acompanhada das vice-diretoras Lezivanda Santana Nascimento e Maria Célia Silva Gomes. A essa equipe deve ser dado todo o mérito do funcionamento desta instituição, pois demonstraram muita garra e coragem ao assumir a direção de um colégio que inicialmente demonstrava carência de recurso financeiro. Desde sua fundação é uma instituição de médio porte com três turnos de funcionamento, e por ser a única unidade escolar pública de ensino médio do município recebe estudantes de diversos bairros, tendo assim uma variada clientela.

O colégio encontra-se localizado em uma ampla área verde e apresenta uma boa estrutura física constituída por três pavilhões e uma quadra poli-esportiva, no entanto, a ausência de um muro de proteção desde a sua construção tem favorecido a ação de vândalos que no decorrer dos anos vem depredando este patrimônio. Essa falta de segurança levou esta unidade de ensino a sofrer um arrombamento, no qual os marginais levaram os computadores e aparelhos eletrônicos, que mais tarde foram recuperados, porém danificados. Atualmente os problemas decorrentes da falta de muro vem gradualmente se agravando, tendo como consequência pequenos furtos, destruição da quadra poli esportiva, danificação do telhado, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário